Monday, February 18, 2013

AC

 

Anísio Campos, designer, construtor do Carcará, e piloto de sucesso, construiu os protótipos Ac que estrearam em 1969. Aqui, três dos protótipos são ilustrados. O 90 patrocinado pelo Arroz Brejeiro era da equipe Eugenio Martins, e pilotado por Chiquinho Lameirão. Lameirão fez grandes proezas com o carro, embora os resultados fossem poucos. O carro tinha motor VW 1900 alemão, modificado por Roger Resny, com dois carburadores Weber duploes 48 e rodas Scorro aro 13. geralmente era o mais rápido entre os AC.

Wilson Fittipaldi Jr. comprara o AC de Angi Munhoz, e o equipou com motor VW 1750cc, com dois carburadores Weber duplos 48, e radiador de oleo na frente, e carroceria modificada.

Já Fritz Jordan tinha um carro com motor 1600 preparado por Roger Resny, que geralmente era mais vagaroso que os dois outros AC, mas ainda assim, conseguiu um excelente segundo lugar nas 3 Horas de Velocidade da Guanabara.

A seguir, o AC `pelado` sendo testado por Pedro Victor de Lamare, ainda em 1968

O AC foi a primeira tentativa de produzir protótipos de competição em série, para revenda. Pretendia-se usar uma gama de mecânicas no carro, inclusive FNM, BMW e Porsche, mas no fim das contas só se usou mecânicas VW e Porsche nos ACs. A última corrida de um AC foi em 1974.

No comments:

Post a Comment