Monday, March 4, 2013

A primeira equipe Hollywood

 

A equipe Hollywood é conhecida como a mais bem sucedida equipe automobilística dos anos 70. Na realidade, a Equipe Hollywood era a Equipe Z de Anísio Campos e Luis Pereira Bueno, mas não foi a primeira equipe de competição patrocinada pela marca da Souza Cruz. A honra cabe à Equipe Olivetti, do petropolense Mario Olivetti.

Olivetti ficou conhecido por pilotar quase exclusivamente produtos Alfa-Romeo durante o início da sua carreira, inicialmente o JK, e depois a Alfa GTA, e conseguiu ganhar muitas corridas, desde provas de curta a longa duração a subidas de montanha. Entretanto, seu reinado carioca estava ameaçado em 1969 com a chegada de bólidos mais potentes como a Lola T70 dos irmãos de Paoli e o Ford GT40 de Sidney Cardoso, que certamente engoliriam sua GTA viva.

Olivetti tentou importar uma Alfa P33 igual á da Equipe Jolly, mas os custos foram proibitivos. Assim, teve que deixar a lealdade de lado, e acabou optando por um Porsche 910, achado mais em conta na Europa. A participação de um patrocinador foi necessária para arcar com os custos de um carro mais caro, e como o piloto já tinha experiência em trabalhar com a Souza Cruz, o casamento foi fácil.

Além de Olivetti, Carlos Bravo e Antonio Carlos Quintella foram designados pilotos, mas Jose Moraes acabou pilotando o bólido. Olivetti chegou a ganhar com o carro, mas o automobilismo carioca não foi tão prolífico quanto fora durante o fechamento de Interlagos, portanto Olivetti teve poucas oportunidades de dirigir o carro alemão. A maior realização deste carro nas mãos de Olivetti foi o segundo lugar obtido nas Mil Milhas de 1970, em dupla com Jose Moraes, só que aí o carro já tinha passado para a equipe Speed Motors. Entre os integrantes da equipe estava o jovem Andreas Mattheis, na época mero cronometrista.

No comments:

Post a Comment